Investimentos

Confira perguntas e respostas gerais sobre investimentos.

O que é investimento?

Investimento é o ato de se investir, aplicar ou aportar recursos financeiros com a finalidade de obter lucro, aumento de capital ou ganhos futuros.

Por que é importante investir?

Investimento é uma aplicação que produz rendimentos futuros e oferece a você oportunidade de alcançar objetivos. Um bom investimento maximiza sua rentabilidade, possibilita a independência financeira e ainda pode “salvá-lo” em algum momento de “aperto” ou imprevisto.

Investir pode parecer complicado, mas se torna um hábito natural com o passar do tempo. Quanto antes você começar, antes verá resultados em seu futuro, sonhos e metas.

Como começar a investir?

O primeiro passo para começar a investir é abrir uma conta. Em nossa plataforma digital Daycoval Investe você abre sua conta totalmente online e já pode fazer aplicações em mais de 60 opções de investimentos.

Qual a importância do planejamento financeiro?

O planejamento financeiro serve para organizar as finanças pessoais a partir do perfil de cada investidor com o objetivo de traçar estratégias para concluir metas e projetos futuros.

Montar um planejamento financeiro pode ter muitas vantagens como evitar dívidas, manter o controle das despesas, evitar gastos sem necessidade, criar reservas de emergência, planejar a aposentadoria, melhorar qualidade de vida e outros.

Quanto devo investir por mês?

O porcentual do valor a ser investido varia de acordo com o perfil de cada investidor. O mais importante é manter uma rotina de aplicações mensais para formar uma boa carteira de investimento. E lembre-se: quanto mais investir, maiores são as possibilidades de alcançar a independência financeira.

No Daycoval Investe existem diversas opções de aplicações, disponíveis de acordo com cada tipo de perfil de investidor, desde CDB, LCI e LCA até Fundos de Investimento dos mais diversos modelos.

O que levar em conta antes de investir?

Antes de qualquer aplicação, é importante que o investidor tenha conhecimento do seu perfil (Conservador, Moderado ou Arrojado) e considere pontos como prazo, liquidez do papel e a instituição financeira na qual irá investir.

Como saber o meu perfil de investidor?

Para descobrir seu perfil de investidor, faça uma rápida avaliação sobre sua tolerância ao risco das oscilações do mercado. Confira os três tipos de perfis a seguir:

  • Conservador - dá preferência aos investimentos com pouca propensão às oscilações do mercado e não gosta de correr riscos. O objetivo desse investidor normalmente é de curto e médio prazos, dando prioridade a boa liquidez em vez da alta rentabilidade. Bons investimentos para investidores conservadores são: LCI, LCA, CDB e Fundos de Renda Fixa.
  • Moderado - prefere investimentos que possuem propensões intermediárias às oscilações do mercado, mas diversifica as aplicações para correr menos riscos. Por já possuir algum conhecimento sore o mercado, recomenda-se aplicações em Renda Fixa e Fundos de Multimercado.
  • Arrojado - este perfil de investidor busca aplicações com alta rentabilidade e aceita correr risco de oscilação de mercado. Pessoas com perfil arrojado possuem conhecimento mais aprofundado sobre o mercado financeiro e buscam ganhos de médio e longo prazos. Normalmente investidores com este perfil possuem aplicações em Ações e Fundos de Investimento.

O que é Carteira de Investimento?

A Carteira de Investimento é o conjunto de aplicações montada de acordo com o perfil e objetivos de cada investidor. A carteira reúne todas as aplicações de um cliente em um só local para auxiliar na administração e diversificação de investimentos, gerando mais lucro e segurança financeira.

O que é CDI?

CDI (Certificado de Depósito Interbancário) são títulos emitido por instituições financeiras que lastreiam operações de mercado interbancário.

O que é taxa CDI?

A taxa do CDI representa a condição de liquidez do mercado, que normalmente acompanha a variação da taxa SELIC. Ou seja, quanto mais baixa estiver a taxa do CDI, o dinheiro que circula no mercado estará mais barato. Essa situação faz com que a rentabilidade do investimento caia ou aumente.

O que é SELIC?

A SELIC é a taxa básica de juros da economia brasileira, responsável por indicar o custo de crédito do País. A taxa é utilizada no mercado interbancário para o financiamento de operações com duração diária.

Qual a relação entre a Inflação e a taxa SELIC?

A taxa SELIC atua como uma ferramenta para controlar a inflação, que é definida como um aumento no valor dos preços de produtos e serviços negociados.

Quando o governo aumenta a SELIC, o acesso ao dinheiro diminui, devido aos altos juros atrelados ao cartão de crédito, empréstimos e crédito especial. Já com a redução na Selic, o acesso ao dinheiro é mais fácil e os indivíduos passam a consumir mais, movimentando a economia.

O que são Ações?

Ações são papéis que representam uma pequena parte do capital social de uma empresa, negociada na Bolsa de Valores com o objetivo de gerar renda para melhorias desta empresa. Ao comprar uma ação o investidor se torna um sócio da empresa e passa a ter uma determinada participação nos lucros e prejuízos de seus negócios.

Podemos dividir as ações em dois grupos:

  • Ações Ordinárias ou ON: ações ON dão ao investidor o direito a votar e participar de decisões das empresas. Além de receber os lucros que são distribuídos.
  • Ações Preferenciais ou PN: ações PN não têm direito ao voto, mas recebem a distribuição de lucros e compensações.

Consulte daycovaldigital.com.br e saiba mais.

O que é Taxa de Administração e Taxa de Performance?

A Taxa de Administração é um percentual pago pelos cotistas ao fundo para a prestação de serviços da gestão e controles administrativos. Esta taxa tem seus valores divulgados anualmente, entretanto, é deduzida diariamente e cobrada ao fim do mês.

A Taxa de Performance funciona como um prêmio ao gestor do fundo, já que ela só é cobrada do cotista quando a rentabilidade do Fundo supera um índice de referência, conhecido como benchmark. O CDI e Ibovespa são exemplos de Fundos que utilizam essa taxa.